sexta-feira, 1 de junho de 2012

1947 - Casa António Rocha



Delfim Amorim e Luís Oliveira Martins: Casa António Rocha, 1947 - Guimarães




1. As características do contexto de intervenção e o modo como o projecto lhes responde

Tendo em conta a área de terreno disponível para a construção da Casa António Rocha, o arquitecto Delfim Amorim optou por levantar a casa sobre pilares de forma a obter um maior proveito do espaço libertando-o para jardim. Com igual intuito, e aproveitando o facto de a casa estar assente em pilotis, criou na habitação uma cobertura jardim da qual é possível vislumbrar uma paisagem da cidade de Guimarães. Observando uma planta topográfica que o arquitecto desenhou, podemos acrescentar que o formato da casa se assemelha ao formato do lote em que se encontra assente.
           
           2. A lógica funcional e espacial da planta que melhor representa o projecto

A planta seleccionada corresponde ao primeiro andar, onde se distribui a zona mais privada da habitação. A organização apresentada na mesma, remete para a ideia de “casa-tipo, casa-máquina de habitar”1, conceito que surgiu aquando do movimento moderno, e que visa “alterar os códigos de articulação tradicional dos espaços”1. O conceito aplica-se a esta obra, devido ao facto de estarem aglomeradas todas as funções privadas no primeiro andar, como já referido anteriormente, deixando nos restantes pisos as funções associadas a um programa mais burguês, como é o caso da saleta de receber, da garagem, da sala de brinquedos e do quarto das criadas. No primeiro andar encontramos a maior divisão da habitação, e, talvez, uma das mais curiosas opções de Amorim (o escritório comunica mais abertamente com a sala de jantar), a única à qual se pode aceder directamente pois não é fechada, servindo assim como espaço de estar e de recepção, sem que para isso seja necessário passar pelas restantes divisões. A planta permite igualmente estabelecer o contraste evidente entre a forma mais geométrica que caracteriza as divisões e o movimento mais fluido e orgânico que as escadas adquirem.
           
            3. A lógica funcional e espacial do corte que melhor representa o projecto

A partir do corte seleccionado, podemos perceber a importância adquirida pelas escadas na divisão das diferentes áreas, pela posição central que ocupam. Apercebemo-nos ainda da presença de dois dos cincos pontos da arquitectura moderna segundo Le Corbusier, a construção sobre pilotis e a cobertura jardim.
As escadas assumem um papel bastante importante na construção. Tal facto é evidenciado tanto na planta como no corte. Estas permitem que a circulação pelos diferentes pisos da habitação e a própria divisão das distintas áreas seja feita de modo independente. Desta forma as escadas assumem um papel autónomo mas essencial na casa, como se tudo se desenvolvesse em torno delas.
           
           4. Os aspectos do projecto mais próximos dos modelos canónicos do movimento moderno

Quanto aos aspectos do projecto que mais se aproximam dos modelos canónicos do movimento moderno, podemos dizer que esta habitação assume os cinco pontos principais “fundados” por Le Corbusier. A casa, como referido anteriormente, está assente em pilotis, tendo como principal objectivo a libertação do solo para um melhor aproveitamento do espaço destinado ao projecto. Este ponto permitiu neste caso específico a criação de canteiros de jardim. Uma outra intenção pode ser verificada através da elevação da habitação sobre pilotis: a tentativa de libertar a fachada, elevando-a. O segundo ponto da arquitectura moderna observado neste edifício é a planta livre. Através das plantas da habitação concluímos que as suas paredes em nada contribuem para a estabilidade da casa, adquirindo um carácter neutro no que diz respeito à sua estrutura, uma vez que as paredes, feitas de blocos vibrados e tijolo, são muito diferentes nos três pisos que a compõem. Assistimos a uma planta que não segue pictoricamente a estrutura, e onde o espaço é conformado de uma forma independente. O alçado livre, que resulta da independência da estrutura, é também um dos outros pontos defendidos por Le Corbusier que figura no projecto. Tal como é visível na maioria dos alçados da casa António Rocha, a janela horizontal permite a entrada abundante de luz natural, assim como uma relação estreita com a paisagem que a envolve através de grandes aberturas, neste caso de vidro. Por último, mas não menos significativo, a cobertura jardim, um dos aspectos fulcrais que torna esta casa tão atractiva, conseguindo assim o prolongamento da envolvente próxima e criando um espaço de estar “emocionante”, suspenso e criado em altura.
A Casa António Rocha assemelha-se à Ville Savoye, de Le Cobusier, quer pela presença dos cinco pontos acima referidos, quer pela parecença estética das duas habitações.

5. Os aspectos do projecto que mais se distanciam dos modelos canónicos do movimento moderno

Contrariando aquilo que o movimento moderno propõe e que geralmente se encontra nas habitações construídas dentro do mesmo, esta casa apresenta um programa cujas funções poderiam ser de uma casa de cariz mais romântico, nomeadamente no que diz respeito à presença de divisões associadas à classe social da burguesia, como a sala dos brinquedos, a adega, a saleta de receber e a sala da costura. Defendendo o movimento moderno uma arquitectura branca, esta habitação apresenta ainda um outro ponto que diverge desta arquitectura: há na habitação a presença de granito, um elemento que nos remete para a tradição.

 
1TOSTÕES, Ana, Os Verdes Anos na Arquitectura Portuguesa dos Anos 50, FAUP: 2ª edição, 1997, p.139





Bibliografia


TOSTÕES, Ana, Os Verdes Anos na Arquitectura Portuguesa dos Anos 50, FAUP: 2ª edição, 1997

ORDEM DOS ARQUITECTOS, Inquérito à Arquitectura Portuguesa do Século XX , http://www.iap20.pt/Site/FrontOffice/TableSelect.aspx?module=Ficha/FichaDetailMaisInfo&IDFicha=3063

AMORIM, Delfim, Memória descritiva e justificativa do projecto (Arquivo Municipal de Guimarães), 1948




Trabalho de Síntese Final/ UC Geometria


Painel 1

Painel 2

Painel 3

Painel 4

Painel 5

Painel 6

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